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Título : A gestão em creches da rede municipal de Recife : facilidades e desafios
Autor : OLIVEIRA, Manuela Freitas de
Palabras clave : Gestão de creche; Rede Municipal de Ensino do Recife; Educação Infantil; Primeira Infância
Fecha de publicación : 27-may-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : OLIVEIRA, Manuela Freitas de. A gestão em creches da rede municipal de Recife: facilidades e desafios. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Básica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : A pesquisa se propôs a investigar a realidade das creches do Recife em termos de experiências de gestores, considerando os fatores que contribuem para um trabalho satisfatório nas unidades, bem como os fatores que representam desafios para a prática gestora. Realizamos com uma investigação histórica e teórica sobre a infância e as políticas educacionais voltadas para a primeira infância, com foco especial na creche. Foram analisadas a evolução histórica e social da creche ao longo dos anos bem como a importância dos aspectos do trabalho do gestor nesse contexto. Este estudo adotou uma abordagem metodológica que incluiu a realização de entrevistas semiestruturadas com seis gestoras de creches municipais da Prefeitura do Recife. As entrevistas foram conduzidas com o objetivo de compreender a realidade da gestão nessas instituições, explorando os desafios enfrentados e os benefícios percebidos pelas gestoras. Além disso, a pesquisa utilizou a análise de conteúdo proposta por Bardin (2015) para analisar os dados coletados, buscando identificar padrões, categorias e temas relevantes emergentes das entrevistas. Esse método permitiu uma compreensão mais profunda das experiências e perspectivas das gestoras em relação à gestão das creches municipais. Os resultados apontaram que a eleição para gestor foi destacada como benéfica, promovendo maior engajamento e legitimidade na comunidade escolar. No entanto, os desafios da mudança de gestão foram ressaltados, evidenciando a necessidade de um processo de transição bem estruturado. Foi enfatizada a importância da formação continuada para os gestores, visando aprimorar suas práticas e habilidades de enfrentamento dos desafios cotidianos. Também foi apontada a necessidade de melhorar as estratégias para efetivar a gestão democrática, considerando o bom relacionamento das gestoras com as famílias, o que pode promover maior participação e envolvimento da comunidade escolar nas decisões da creche.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66028
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional - Educação Básica

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